sábado, 28 de fevereiro de 2009

SAUDADE

.
O DIA DA MINHA MAIOR SAUDADE
.

.
Hoje é o dia do ano, em que a saudade mais aperta.
A saudade do amigo, do companheiro, do mentor, do farol da minha vida.

Faria hoje 85 anos.
Já lá vão dezoito anos, e parece que foi ontem!

.

.
JM
.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

MAIS UMA GUERRA?

.
GUERRA, AGORA COM OS SRS DRS MÉDICOS
.
Adivinha-se uma nova guerra para este executivo. Agora, querendo o governo avaliar os srs drs médicos, e pensando no que tem acontecido com os srs drs professores, isto vai dar muito pano para mangas.
A srª ministra Ana Jorge, já entregou a nova proposta a quem representa os srs drs, e também já teve algumas reacções menos positivas. Tudo ainda muito calmo, que a procissão ainda vai no adro. A srª ministra sente-se no entanto muito confiante no êxito das negociações.
Vamos estar atentos à evolução deste, mais um, caso, e esperar que não sobre para nós, povinho que me nada tem a ver com esta guerra anunciada.

.-
JM
.

LEIXÕES

.
LEIXÕES PERDE
.
Perde mas não merece perder. O final do jogo foi muito atribulado. O empate seria o melhor resultado. O Leixões joga muito bem e o auto-golo foi um azar tremendo. Nos últimos minutos, reduziu o antagonista a uma banalidade defensiva.
Benfica sofre imenso para conseguir ganhar a um dos grandes.
Lucílio foi um bom amigo dos lisboetas, mas não parece novidade.
.
JM
.

CONGRESSO "FOLLOW THE LIDER" *

.
ALMEIDA SANTOS
.
O histórico dirigente, foi eleito pela última vez, segundo ele, presidente do PS. O líder do partido, que não é o presidente, também votou neste velho amigo, sendo um dos 714 em 720 que votaram nele.
O, de novo presidente, também disse que os casos que envolvem o nosso primeiro, não irão ensombrar o congresso.
Neste congresso "follow the lider", o nosso primeiro faz um discurso virado para a esquerda, com olhinhos mais à direita, esperando a ajuda de Manuel Alegre para a primeira. Será que ele aparece?
Enfim, mais do mesmo, com a história do casamento dos homossexuais e a da eutanásia na ordem do dia, as vitimizações, as cabalas e as costumeiras inverdades, o pedido de maioria absoluta e a diminuição do desemprego como prioridade que não tem conseguido implementar, atacando tudo e todos, num discurso de aflição de quem vê o chão a fugir-lhe debaixo dos pés.
A surpresa do congresso aconteceu quando foi anunciada a figura de Vital Moreira para cabeça de lista ao Parlamento Europeu. Na tentativa de agradar à esquerda, o sr Sócrates talvez não tenha sido inteiramente feliz, dadas as recentes posições deste professor, que não é nessa área tão querido quanto isso. Mais um ex-comunista nas hostes do Partido Socialista, que no Causa Nostra tem bajulado quanto baste o nosso Primeiro. Teve agora o prémio dado por um Primeiro agradecido.
E o ditadorzinho, vai de certeza, continuar a enganar muita gente, que o seguem de olhos fechados, sem saberem porque vão ou para onde vão.

.
*- aproveitamento do termo utilizado no jornal da TVI de hoje

.
(Também no blogue Clube dos Pensadores.)
.
JM
.

O SR JOAQUIM

.
O SR JOAQUIM LAVADEIRA
.
Dias atrás, escrevi no "O Primeiro de Janeiro", um artigo com o título acima, sobre uma figura da Foz do Douro, e publiquei-o aqui no dia 23 deste mês de Fevereiro.
Foi uma homenagem justíssima a uma pessoa que ajudou muita gente a saber nadar, e de quem muitos de nós nos lembramos amiúde.
Hoje, minutos atrás, recebi um telefonema a informar-me do falecimento do sr Joaquim.
Espero que tenha tido oportunidade de saber da homenagem que tive o prazer de lhe fazer.
Paz à sua alma.

.
JM
.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

BRAGA EM GRANDE

.
BRAGA NOS OITAVOS
.
E soma e segue. Este Braga está imparável. Pode ir longe na taça UEFA.
Depois da Bélgica a próxima paragem será em França (Paris), onde se espera uma prestação tão boa como a agora conseguida.
Parabéns Sp. Braga.

.
JM
.

NEGÓCIO ESCONDIDO COM CIMPOR DE FORA

.
CIMPOR DEVERIA TER SIDO ESCONDIDA DE OLHARES TERCEIROS
.
Segundo o director da CGD, o negócio com a CIMPOR deveria ter ficado no segredo do deuses, que é como quem diz, sem ser do domínio e conhecimento públicos.
A instituição, age sempre em defesa dos interesses do banco e do estado, disse.
Não se entende muito bem, como é que uma compra com um valor acima do mercado em sessenta e dois milhões de contos, e com a impossibilidade de fazer negócio com ela no prazo de dois anos, pode ser um bom negócio. Nem a história das perdas de noventa milhões de um ano e de sessenta no outro, serem razões para se fazer o negócio da china para o sr Fino.
E deve ser por essa razão que o publicozinho não deve nunca ter conhecimento destas coisas, porque as não entende.

.
JM
.

O DESEMPREGO A BAIXAR

.
NOVA BAIXA NO DESEMPREGO
.
Hoje, mais uns quantos postos de trabalho entram em funcionamento. Peritos em banalidades e em dizerem o que outros disseram mas também em arranjarem o que dizer durante vinte e quatro horas seguidas, arranjaram emprego, bem remunerado, mesmo até muito bem remunerado, na TVI24. Esperam ter quem os ouça e entenda, e nesse pressuposto quem os prefira, aguardando ter uma audiência de um terço dos interessados em notícias. Alguns pesos-pesados da estação, transitaram para esta sub-estação, no sentido de lhe dar logo à entrada alguma credibilidade.
Enfim, mais do mesmo na nossa informação?

.
JM
.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

TERCEIRA TRAVESSIA

.
TERCEIRA SOBRE O TEJO, NA CAPITAL
.
A terceira travessia sobre o Tejo, aquela ponte que se vai fazer por causa de um aeroporto que não necessitamos e de um TGV que a cagança entende que é obra prioritária, vai ter uma queixa na União Europeia feita pela QUERCOS.
Neste nosso País de queixinhas, deveríamos era não permitir que o aeroporto e o TGV se fizessem, e não impedir a ponte por motivos burocráticos (a não clarificação da prioridade dada à ferrovia).
Andamos a brincar, às queixas do género, "se me bates vou fazer queixa ao meu pai e ele vai bater no teu".
No entretanto, os accionistas da Lusoponte (com Jorge Coelho a representar a maior fatia), foram recebidos pelo ministro "Lino Jamais" (ex dirigente do PC). Será que se adivinha mais um cozinhado para a nova ponte ?

.
JM
.

AUTO-ESTRADA ROSA

.
ROSA É A AUTO-ESTRADA QUE O GOVERNO NÃO QUER VER

.
O PSD, em mais uma secção de perguntas ao governo, falou numa auto-estrada cor de rosa, e perguntou ao nosso Primeiro qual a sua opinião sobre o caso.
Segundo este partido, o somatório de troços de auto-estrada existentes ou em vias de existir, entre Lisboa e Porto, perfaz a terceira ligação do mesmo género, entre estas duas cidades, contrastando com a pobreza de vias nas mesmas condições no resto do país, em especial no interior.
A esta questão, a que como de costume o Primeiro rodeou mas não respondeu, a exemplo de quase todas as perguntas que lhe foram feitas, o sr Sócrates, chamou de "baixar o nível do debate".
Também falou nos 11 000 desempregados que já o não são, através de empregos de transição. O emprego deste género, de transição, será como o do nosso primeiro, que espera quando acabar este trabalho, por sinal muito mal feito, receber um outro à sua medida e a ganhar mais uns milhares? Ou será mais poeira para Português sofocar e aguentar até às eleições, valendo assim mais 11 000 votitos'
Mesmo depois de ouvir muitos destes, em especial de quinze em quinze dias, às quartas-feiras, ainda me consegui surpreender com a capacidade do nosso Primeiro, em responder falando sem nada dizer.

.
JM
.

AS COISAS QUE O PAÍS QUER

.

As Coisas Que O País Quer


O PAÍS QUER SOLUÇÕES VINDAS DOS LÍDERES POLÍTICOS

Se há frase com que eu mais concorde, é com esta. O nosso Primeiro tem toda a razão.
O País não quer descrições da crise. Essas já todos nós sabemos. Só não sabemos quais as verdadeiras soluções protagonizadas pelo nosso Primeiro.

Ele bem diz que o País não pode ficar parado e que são necessárias soluções "pragmatistas", mas o que se vê é que fala muito, faz muita propaganda, diz o que toda a gente sabe, mas não sabe o que toda a gente diz. Que ele é tão-somente um bom vendedor de ideias que não tem, e de soluções que não conhece.


.

O PAÍS QUER A LIGA A MELHORAR

O Sporting lá ganhou em casa ao Benfica, alcançando-o no 2º lugar.
Agora só falta que o Leixões também ganhe para que o lugar fique bem preenchido. Mas isso é só na segunda-feira.

De qualquer forma, bem podem ficar todos muito satisfeitos com todos estes resultados, que mesmo assim, o Campeão já leva quatro pontos de avanço. Ai Porto, Porto, para já muitos correm, mas não te apanham.

Até parecem dois campeonatos, o teu, sozinho, e o deles, todos juntos.


.

O PAÍS QUER QUE SE RESOLVA O CASO FREEPORT – ARGUIDOS

Mais uns que foram ouvidos e outros que vão voltar a sê-lo.

O Tio do sobrinho, o sr Pedro, o sr Smith, este já lá está pela segunda vez, todos a serem ouvidos e a srª drª Cândida a confirmar que dois, sem dizer quais, já são arguidos. Nem diz sequer se é algum destes ou se serão outros. Mais tarde, pela voz da advogada de ambos, Drª Paula Lourenço, lá se sabe que são os srs Pedro e Smith.

Soube-se entretanto da história de um fax que Manuel Pedro mandou a José Sócrates, que prova que, apesar de ambos dizerem que se não conhecem, se conheciam na altura em que o sr Sócrates era Secretário de Estado Adjunto do Ministro do Ambiente.

Dizem por aí as más línguas que o sr Smith, está a dar com a língua nos dentes!

Por sua vez, no Funchal, Pinto Monteiro afirma que serão ouvidas todas as pessoas que se entenda necessário para apuramento da verdade.

O que iremos ainda saber?

As Coisas Que O País Não Deveria Querer.


.

ERA UMA VEZ...

Há trinta e tal anos, havia 4 funcionários numa empresa estatal, chamados Toda-a-Gente, Alguém, Qualquer-Um e Ninguém.

Havia um trabalho importante para fazer e Toda-a-Gente tinha a certeza que Alguém o faria. Qualquer-Um podia fazê-lo, mas Ninguém o fez. Alguém se zangou porque era um trabalho para Toda-a-Gente. Toda-a-Gente pensou que Qualquer-Um podia tê-lo feito, mas Ninguém constatou que Toda-a-Gente não o faria. No fim, Toda-a-Gente culpou Alguém, quando Ninguém fez o que Qualquer-Um poderia ter feito.

Foi assim que apareceu o Deixa-Andar, um 5º funcionário para evitar todos estes problemas.

E desta maneira, nasceu o Portugal democrático dos dias de hoje.

.
(In O Primeiro de Janeiro, 25-02-2009)
.
JM
.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

O PROCESSO DAS QUEIXINHAS

.
UEFA - O PROCESSO, DE NOVO!

.
A UEFA vai reapreciar o processo que, por via das queixinhas vindas da capital actual e da primeira capital do nosso País, começou por excluir e depois manter o F.C.Porto nas provas europeias, para desgosto dos que tudo fizeram para a exclusão.
Os vermelhos da capital, já exultam com a hipótese de um revés para o FCP. Já na semana passada um responsável desse clube, director de informação, aventava a hipótese de que tal acontecesse.
Será que as queixinhas voltaram logo após a decisão da CD da Liga ter indeferido um pedido dos Portistas para que o processo fosse revisto?
O Anti-Portismo na sua face mais primária.
Nada como tentar ganhar na secretaria o que se é incapaz de ganhar no campo, a jogar.

.
JM
.

FOI UM PRENÚNCIO ACERTADO

.
PRENÚNCIO DE FOME
.
Não foi um engano, o homem sabia o que dizia. Fugiu-lhe a boca para a verdade.

.


.
Enfim, andam a enganar quem?

.
JM
.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

A GRANDE PORCA

.
UMA FANTOCHADA!

SÓ AGORA ME CHEGOU ÀS MÃOS ATRAVÉS DO BLOGUE 35MM-DIGITAL.

Vale a pena ver:



Um dos homens mais esclarecidos do nosso País.

.
JM
.

UMA FESTA BEM MERECIDA

.
NÉVOA COM CONDENAÇÃO QUE O NÃO É
.
Ser-se condenado por corrupção, e depois ter como pena mil contitos de reis dos antigos, é motivo de festarola. Só mesmo uma condenação destas para fazer o homem sorrir. Tal e qual a srª de Felgueiras, que depois da condenação, saiu a sorrir e foi comemorar.
Neste nosso País de tontos, a corrupção e qualquer crime de colarinho mais ou menos branco, compensa.
Ficamos a saber que o sr Sá Fernandes, é um homem integro e não sujeito a estas coisas da corrupção. Afinal de contas o pilim até nem era muito, duzentos mil euritos, uma ridicularia.
Ficamos também a saber que a justiça é igual para o rico e para o pobre.
Enfim, ficamos a saber tanta coisa, e nenhuma de que nos possamos orgulhar.
Entretanto, e porque a nossa justiça assim o permite, a defesa de sr Névoa vai recorrer, alegando que os meios de recolha de prova, não têm validade, mesmo que seja verdadeiro o que se apurou.
Não podia ter-se dado por muito satisfeito com os cinco mil euritos de multa e deixar cair o assunto?
.
JM
.

A IGNORÂNCIA SEMPRE FOI MUITO ATREVIDA

.
A IGNORÂNCIA DOS AGENTES
.

.

A PSP de Braga apreendeu hoje numa feira de livros de saldo alguns exemplares de um livro sobre pintura. A polícia considerou que o quadro do pintor Gustave Courbet, reproduzido nas capas dos exemplares, era pornográfico.
O quadro do pintor oitocentista - tido como fundador do realismo em pintura - expõe as coxas e o sexo de uma mulher, sendo, por isso, a sua obra mais conhecida.
Pintado em 1866, está exposto no Museu D'Orsay em Paris.

.
A ignorância dos agentes da PSP de Braga, não é de sua própria culpa. Coitados, culpa têm por entender que ser-se assim é que é bem, e nem vale a pena mudar.

Entretanto, a PSP de Braga explica-se, com o perigo de alteração da ordem pública.
Como é evidente, qualquer morcão que visse a capa desse livro de pintura, de imediato se atiraria por cima da primeira moçoila que se lhe aparecesse, e provocaria uma verdadeira revolução, bem assim como o cometimento de outros crimes.
Estas explicações são de um gozo tremendo. Só mesmo cá no nosso País, cada vez mais avançado.

.
JM
.

ESTAVA PREVISTO

.
O AGRAVAMENTO DO DESEMPREGO
.
Só no mês de Janeiro, mais 70 000 desempregados inscritos nas listas.
Está tudo descontrolado, e o governo vem dizer que tudo estava previsto. Já se sabia, dizem, quando há bem pouco tempo diziam que iríamos ultrapassar esta crise com uma perna às costas.
Está tudo doido neste nosso país, que apesar de tudo, continua a dar votos ao partido do governo, para já virtuais, nas sondagens que se vão fazendo por aí.
Estes números são de arrepiar os cabelos e de se ficar realmente assustado. A meta dos 8%, vai ser claramente ultrapassada, e o governo diz que já tomou as medidas necessárias para ultrapassar tudo isto, e que agora só resta esperar. E enquanto se espera, lá vão aparecendo mais uns milhares de desempregados por dia.
Em Janeiro, as despesas com o subsídio de desemprego subiram 8,6%, totalizando 142 milhões de euros.
O que me parece é que ninguém sabe o que há-de fazer, nem como, e lá vão dizendo umas coisitas aqui e outras ali, para nos taparem os olhos com a peneira.
E quem se vai lixando, é como de costume, o mexilhão (nome pomposo a dar aos Portugueses que dependem do trabalho para sobreviver).

.
JM
.

O MAGALHÃES - AINDA E OUTRA VEZ

.
A NÃO ENTREGA ATEMPADA DO MAGALHÃES

.
O Magalhães nunca mais chega e as 150 000 crianças que ainda o não receberam estão cada vez mais ansiosas, angustiadas e até um pouco invejosas.
Os meus colegas do lado já têm e eu não... porquê? Dizem muitas delas, com olhares lacrimejantes e compridos para o computadorzinho "estacionado" à frente do colega do lado.
Se a empresa que o estado quis ajudar com a entrega do contrato para a fabricação dos computadores (ou tão simplesmente a sua montagem, pois que na verdade nada fabricam) não tinha capacidade de resposta, a culpa de tal acontecer (o atraso na entrega) é deste executivo.
Mais uma vez se verifica que é verdade que até nas mais pequenas coisas, este governo faz uma propaganda enganosa dos seus produtos.
E os organismos que tutelam estes casos de mentira ou falta de verdade na propaganda que fazem, por onde andam?

.
JM
.

O SR JOAQUIM

.

O Sr Joaquim Lavadeira

Ainda não tinha um mês de vida, e já eu frequentava a praia de Gondarém. Uma grande parte das chamadas boas famílias da Foz da altura, frequentavam esta praia ou a dos Ingleses, eram quase como umas praias de elite, e também toda a minha família paterna o fazia, embora quase exclusivamente na de Gondarém.

Tínhamos uma barraca, das grandes, invariavelmente situada, ano após ano, no mesmo sítio da praia. Era a terceira, à direita de quem olha para o mar, a seguir à primeira abertura entre barracas, logo a seguir ao fim das escadas em redondo, e em frente à rampa. Se não me engano, tinha o número 29. Não tinha que enganar.

Os vizinhos de um lado e do outro eram sempre os mesmos. Ao fim de uns anos, eram como que da família.

Os donos, concessionários em parceria com o sr Francisco, e que detinham a parte melhor e maior da praia, eram parentes nossos, primos direitos de meu pai, e assim, era como se a praia também fosse minha.

Toda a família chegada do meu pai, vinha no mês de Agosto para aquela praia, para a nossa barraca. Tínhamos direito a ela durante os três meses de verão, de 15 de Junho a 15 de Setembro. Abancavam em nossa casa, vivíamos numa casa de esquina do início da Rua de Gondarém, durantes os primeiros anos da minha infância, e depois, mais tarde, vinham diariamente de Paços de Ferreira, de onde saíam antes das oito horas da manhã, no carro de meu avô, atulhado de crianças, umas por cima das outras em duas e três camadas. Chegaram a vir sete primos meus, mais a tia, sem nome, simplesmente tia, que conduzia, e a tia A.

A viagem diária que durava perto de uma hora para cada lado, deveria ter sido sempre uma verdadeira aventura.

Na “minha” praia, para além do primo A, dono da praia, e de sua mulher a prima Z, e dos filhos deles, havia, como não poderia deixar de ser, o que hoje se chama o nadador salvador. Na altura não se chamava assim, era simplesmente o banheiro, que saberia ou não nadar.

Na praia de Gondarém, o banheiro era o sr Joaquim Lavadeira, ou simplesmente o sr Joaquim.

Lavadeira não era o nome dele, não sei de onde lhe veio a alcunha, mas tinha um irmão, José, que a usava também.

Hoje, a praia de Gondarém já não é o que era, poucos se recordam ou falam dos tempos passados até aos anos setenta ou mesmo oitenta e os novos nem imaginam a qualidade que tinha.

Toda a minha vida conheci o sr Joaquim. Na altura, estava omnipresente na praia.

Durante anos, até há bem poucos, encontrava-o com frequência na Avenida Brasil atarefado numa qualquer incumbência, mas agora, pobre, velho e doente, já não sai de casa.

Homem rude, de maneiras duras, adorado por toda a gente, era ele que dava banho às crianças que ainda não sabiam nadar, e também era ele que as entrosava nas práticas e lides da natação. Sempre depois de serem respeitadas as três horas inteiras de digestão, não fosse o diabo tecê-las. Tinha um método peculiar de dar banho aos mais pequenos, e que mais tarde fiquei a saber que era usual na maior parte dos banheiros, que consistia em colocar a mão sobre a cara do puto, tapando-lhe a boca e o nariz, e mergulhá-lo de costas e rapidamente na água do mar, mesmo onde as ondas rebentavam. Os berros, gritos de gelar qualquer um, dos miúdos eram mais que muitos, e as mães, à beira da água, quase sem molhar os pés, exultavam com o banho dos seus meninos, abafando-os depois, na toalha seca, e levando-os de volta à barraca, findo o banho, no meio de carinhos, pequenas risadas e palavras meigas, para lhe dar o lanche, que já eram horas.

Para ensinar a nadar, o sr Joaquim, tinha outros métodos. Depois de ensinar, no seco da areia, os movimentos necessários à boa execução do acto de nadar, levava os ganapos, aos três, quatro e cinco de cada vez, no barco a remos pintado de azul claro e escuro, para uma zona do mar que distaria entre trinta e cinquenta metros da praia. Aí, amarrava uma corda à cintura do primeiro, e dizia-lhe para saltar para a água. Claro que poucos o faziam à primeira, pois o escuro da água e o medo de afogamento era superior à valentia de qualquer um, e assim, se não ia de livre vontade, ia de empurrão. O esbracejar assustado, o bater de pés aflito, era o que se via de imediato, logo seguido de um acalmar gradual, quando cada um verificava que o sr Joaquim segurava firmemente na corda, e não deixava ninguém ir ao fundo. E realmente tal nunca aconteceu!

Poucos queriam repetir a façanha no dia seguinte, mas a maior parte, ou mesmo a totalidade, voltava, pois que era assim que se aprendia ali, e as mãezinhas estavam à beira da água, a ver os seus pimpolhos, e de braços cruzados, molhando os pés, iam comentando as façanhas dos meninos às outras mães enquanto não largavam os olhos do barco, não fosse acontecer algo de menos bom.

Ao longo dos anos, centenas de cachopos e cachopas, passaram pelas mãos do sr Joaquim, na estreia de cada um nas lides do banho de mar e da natação.

A parte mais engraçada e pitoresca de tudo isto, mesmo até caricata, consistia no facto de o sr Joaquim, quase não saber nadar. Nada que afligisse fosse quem fosse!

O sr Joaquim tinha ainda outras atribuições e outras características.

Montava e desmontava os paus das barracas no princípio e fim da época, punha e tirava diariamente os panos das mesmas, e guardava e recolocava na manhã seguinte, os sacos de cada uma, onde se guardavam as toalhas, as travesseiras, as mesas, as cadeiras, os baldes e mais que fosse necessário ao lazer diário durante a estadia. Quase ninguém alugava uma barraca por menos de uma quinzena, e muitos alugavam por mais de um mês.

Para além disso, e porque era amigo de copos e tainadas e também porque ganhava algum dinheirito com isso, o sr Joaquim fazia de vez em quando uma sardinhada na areia, e mais raramente uma caldeirada.

Se da caldeirada eu não era fã, já da sardinhada, eu salivava assim que ouvia falar que uma iria ter lugar ao fim da tarde.

Era costume da maior parte das pessoas, excepto as que moravam ali mesmo ao lado, passar o dia na praia, desde as nove da manhã até às sete e meia da tarde, almoçando de faca e garfo, no recolhimento da barraca, e dormindo depois uma pequena sesta.

Aos domingos, dia em que os habituais frequentadores descansavam e não apareciam, deixando as barracas livres, vinham de Paços de Ferreira, de Freamunde, de Lousada e de outras partes, famílias inteiras passar o dia à praia. Como era costume, traziam a merenda, e não raramente havia uma família que convidava o sr Joaquim para almoçar. Nessas alturas, e porque o repasto era sempre abundante e excelentemente regado, tornava-se-lhe impossível trabalhar de tarde e no fim do dia, obrigando os donos da praia a serem eles a retirar e guardar os panos das barracas bem assim como os sacos.

Nos dias da sardinhada, sempre um dia de semana, a meio da tarde, pelas cinco e tal, depois da hora do banho, o sr Joaquim colocava umas pedras, já escuras de outras vezes, na areia e perto de umas rochas, quase em frente à nossa barraca, entre elas uns gravetos e bocados de madeira, e por cima, depois do fogo ateado, uma chapa, que já tinha servido montes de vezes. Na altura certa, uma a uma, centenas de sardinhas iam sendo colocadas para assar. E era ver a bicha de pessoas que se formava de imediato, cada um com um naco de broa na mão e um copo já com um qualquer líquido na outra, à espera de vez para receber a sardinha assada. E assim que se era servido, ia-se para o fim da fila, para regressar a tempo de receber outra, e assim até acabarem.

Não sei se eram as melhores sardinhas que até hoje comi, mas tenho a certeza que nunca mais na minha vida outras quaisquer me souberam tão bem.


.

(In O Primeiro de Janeiro, 23-02-2009)

.

JM

.


O QUE O PAÍS QUER E O QUE NÃO QUER

.
AS COISAS QUE O PAÍS QUER E NÃO QUER



O País quer soluções vindas dos líderes políticos
.
Se há frase com que eu mais concorde, é com esta. O nosso Primeiro tem toda a razão.O País não quer descrições da crise. Essas já todos nós sabemos. Só não sabemos quais as verdadeiras soluções protagonizadas pelo nosso Primeiro.
Ele bem diz que o País não pode ficar parado e que são necessárias soluções "pragmatistas", mas o que se vê é que fala muito, faz muita propaganda, diz o que toda a gente sabe, mas não sabe o que toda a gente diz. Que ele é tão-somente um bom vendedor de ideias que não tem, e de soluções que não conhece.
.

O País quer a Liga a melhorar

O Sporting lá ganhou em casa ao Benfica, alcançando-o no 2º lugar.Agora só falta que o Leixões também ganhe para que o lugar fique bem preenchido. Mas isso é só na segunda-feira.
De qualquer forma, bem podem ficar todos muito satisfeitos com todos estes resultados, que mesmo assim, o Campeão já leva quatro pontos de avanço. Ai Porto, Porto, para já muitos correm, mas não te apanham.
Até parecem dois campeonatos, o teu, sozinho, e o deles, todos juntos.


As coisas que não quer

Há trinta e tal anos, havia 4 funcionários numa empresa estatal, chamados Toda-a-Gente, Alguém, Qualquer-Um e Ninguém.
Havia um trabalho importante para fazer e Toda-a-Gente tinha a certeza que Alguém o faria. Qualquer-Um podia fazê-lo, mas Ninguém o fez. Alguém se zangou porque era um trabalho para Toda-a-Gente. Toda-a-Gente pensou que Qualquer-Um podia tê-lo feito, mas Ninguém constatou que Toda-a-Gente não o faria. No fim, Toda-a-Gente culpou Alguém, quando Ninguém fez o que Qualquer-Um poderia ter feito.
Foi assim que apareceu o Deixa-Andar, um 5º funcionário para evitar todos estes problemas.
E desta maneira, nasceu o Portugal democrático dos dias de hoje.

.
(Também no blogue, Clube dos Pensadores, onde pode ler comentários)

.
JM
.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

ALANIS MORISSETTE

.
ALANIS MORISSETTE - LEGENDADO

.


.
VALE A PENA OUVIR COM ATENÇÃO
.
JM
.

FREEPORTGATE - a novela continua

.
CASO FREEPORT - arguidos
.
Mais uns que foram ouvidos e outros que vão voltar a sê-lo.
O Tio do sobrinho, o sr Pedro, o sr Smith, este já lá está pela segunda vez, todos a serem ouvidos e a srª drª Cândida a confirmar que dois, sem dizer quais, já são arguidos. Nem diz sequer se é algum destes ou se serão outros. Mais tarde, lá se sabe que são o sr Pedro e o sr Smith, pela voz da advogada de ambos, Drª Paula Lourenço. Soube-se entretanto da história de um fax que Manuel Pedro mandou a José Sócrates, que prova que, apesar de se dizer que se não conhecem, se conheciam na altura em que o sr Sócrates era Secretário de Estado adjunto do Ministro do Ambiente.
Dizem por aí as más línguas que o sr Smith, está a dar com a língua nos dentes!
Por sua vez, no Funchal, Pinto Monteiro afirma que serão ouvidas todas as pessoas que se entenda necessário para apuramento da verdade.
O que iremos ainda saber?

.
(Citado no JN de 22/02/2009, pag.27, cartas/Blogues)

.
JM
.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

O QUE O PAÍS QUER

.
O PAÍS QUER SOLUÇÕES VINDAS DOS LÍDERES POLÍTICOS
.
Se há frase com que eu mais concorde, é com esta. O nosso Primeiro tem toda a razão.
O País não quer descrições da crise. Essas já todos nós sabemos. Só não sabemos quais as verdadeiras soluções protagonizadas pelo nosso Primeiro.
Ele bem diz que o País não pode ficar parado e que são necessárias soluções "pragmatistas", mas o que se vê é que fala muito, faz muita propaganda, diz o que toda a gente sabe, mas não sabe o que toda a gente diz. Que ele é tão somente um bom vendedor de ideias que não tem, e de soluções que não conhece.

.
JM
.

2º LUGAR DA LIGA

.
LIGA A MELHORAR
.
O Sporting lá ganhou em casa ao Benfica, alcançando-o no 2º lugar.
Agora só falta que o Leixões também ganhe para que o lugar fique bem preenchido. Mas isso é só na segunda-feira.
De qualquer forma, bem podem ficar todos muito satisfeitos com todos estes resultados, que mesmo assim, o Campeão já leva quatro pontos de avanço. Ai Porto, Porto, para já muito correm, mas não te apanham. Até parecem dois campeonatos, o teu, sozinho, e o deles, todos juntos.

.
JM
.

O DEIXA-ANDAR

.

ERA UMA VEZ...

Há trinta e tal anos, havia 4 funcionários numa empresa estatal, chamados Toda-a-Gente, Alguém, Qualquer-Um e Ninguém.

.

Havia um trabalho importante para fazer e Toda-a-Gente tinha a certeza que Alguém o faria. Qualquer-Um podia fazê-lo, mas Ninguém o fez. Alguém se zangou porque era um trabalho para Toda-a-Gente. Toda-a-Gente pensou que Qualquer-Um podia tê-lo feito, mas Ninguém constatou que Toda-a-Gente não o faria. No fim, Toda-a-Gente culpou Alguém, quando Ninguém fez o que Qualquer-Um poderia ter feito.

.

Foi assim que apareceu o Deixa-Andar, um 5º funcionário para evitar todos estes problemas.

.

E desta maneira, nasceu o Portugal democrático dos dias de hoje.


.


GRANDE OBAMA

.
SEM PALAVRAS

.
Th.

CONVIDADO DE BOAS CONTAS

.
CONVITE DE HONRA
.
E o nosso Primeiro, espera-se só enquanto Secretário Geral do partido, convidou este senhor para o congresso do PS.
Espera-se que não se aprenda com ele a tabuada.

.


.
Também se espera que não seja com um expert destes que Portugal aprenda.
Lá que o Primeiro goste muito dele, isso é da sua (dele) lavra, mas não nos meta no assunto por favor.

.
JM
.

PENSAMENTOS REACCIONÁRIOS E UMA OU OUTRA PERGUNTA


.
PENSAMENTOS REACCIONÁRIOS E
UMA OU OUTRA PERGUNTA

.

1-

O governo Português aumenta o tempo da licença parental até seis meses ou mesmo até um ano, bem assim como o seu valor.
Em França, Sarkosy propõe a diminuição do tempo de licença de parto das Francesas.

Quem tem razão, e vê mais longe e melhor?

2-

Já não estamos em recessão técnica. A partir de agora a recessão é OFICIAL.

2% negativos no último trimestre, igual ao segundo pior resultado da zona Euro.
Desde há 18 anos que não tínhamos um resultado tão mau.

Ainda há pouco tempo, o sr Sócrates, acompanhado pelo melhor ministro das Finanças que alguma vez Portugal teve, dizia que a crise nos iria passar ao lado, criando em nós muitas ilusões.
As previsões da última revisão do Orçamento de Estado para este ano, já estão muito desactualizadas. Lá terá de ser feita uma revisão da revisão.

O nosso Primeiro, anda em campanha permanente, preocupado com o casamento dos homossexuais, medidas de Prec de segunda geração, eutanásia, e outras. Está com o norte perdido, e precisa de sair, se não pelo seu pé, a pontapé!

3-

O antigo dirigente do PSD, Ângelo Correia, disse que se dependesse dele, a presidente srª D. Manuela, saía já no dia seguinte da direcção do partido.

Com amigos destes, quem precisa de inimigos?

4-

O Presidente está preocupado.

O Presidente tem razão. Ao falar aos nossos jovens que ainda não arranjaram um emprego, é necessário dar-lhes algum alento, muito até, que a vida não está fácil.
Eu sei que o nosso Presidente não terá esquecido os outros, os que sendo jovens, ou menos jovens, ou de meia idade ou mesmo quase velhos, também estão agora desempregados. Uns de curta duração, mas outros, muitos, de longa e muito longa duração.
Também sei que o nosso Presidente, está muito preocupado com a capacidade que o governo que nos governa tem para enfrentar a crise. É que, sabe-o ele muito melhor que nós, a crise, é muito mais profunda do que tem vindo a público.
Deus nos valha, já que mais ninguém parece saber o que fazer para nos salvar.

5-

José Sócrates foi reeleito pela terceira vez secretário-geral do PS com 96,43% dos votos dos que votaram.

Grande líder, grande irmão!
Quem diria que tal fosse possível, quase unanimidade! Bem, os indefectíveis, Alegre e companhia, não foram na cantiga, nem os outros dois terços que não apareceram, mas isso não importa para estas contas.
Uma cópia quase perfeita do que se passou na eleição de Paulo Portas, na eleição de Jerónimo de Sousa e em menor escala na eleição de Francisco Louçã.

Com a excepção do PSD, que anda aos baldões por aí, o País só tem partidos com líderes fortes e sem alternativa.

Assim é que deve ser, quem manda, manda!
Neste nosso país de faz-de-conta, lá vamos gramar com o senhor mais uns tempos, e tê-lo como candidato de novo, a Primeiro Ministro.

Infelizmente, a nível nacional, e nos partidos que com ele concorrem directamente, não parece haver ninguém melhor colocado para vencer as próximas eleições legislativas.
Mas, a esperança ainda não faleceu!
Longa vida ao camarada Pinto de Sousa, que Deus o guie e a nós, não nos desampare.

6-

Se a regionalização já estivesse feita, ainda seria assim?

3417 km de estradas que não têm dono. Já não pertecem às Estradas de Portugal, nem ao Governo, nem às Autarquias, uma vez que há um diferendo entre estas três, não existindo uma entidade administrante conhecida.
Ninguém cuida delas (das estradas), pois que desde 2007, esta situação se mantém assim.
Mais um buraco em que este governo nos meteu.

7-

Dias loureiro, mentiu?
Se mentiu na AR, é crime. Se mentiu deveria já ter-se demitido de Conselheiro de Estado.
Mentira, verdade, ou tão só lapso de memória?
De uma forma ou de outra, os partidos pensam em chamar de novo o homem a nova comissão de inquérito, embora achem que precisam de recolher mais informações.
Enquanto isso, o PR, nada mais diz do que já disse sobre o assunto.
É no entanto estranho que Dias Loureiro se tenha tornado numa pessoa tão esquecida e tão distraída.
Se fosse, como se diz que é, um homem de honra, sério, honesto e sem nada que se lhe possa apontar, por uma questão de decência, pelo menos, já se deveria ter demitido de Conselheiro de Estado, deixando assim de colocar o PR numa situação embaraçosa.

Cavaco Silva, se quiser ser reeleito por mais cinco anos, quando chegar a altura devida, tem de se demarcar de Loureiro. Assim não pode continuar.

Toda a gente sabe que o Presidente tem um nome intocável, e o que ele diz é lei. Mas, o diabo tece-as, e se ele não se acautela, e não arranja maneira de fazer sair de Conselheiro de Estado este antigo administrador do BPN, ainda acaba por se aleijar.
Sobre os 38milhões de euros, perdidos em Porto Rico no espaço de sete meses, e com documentos assinados por Loureiro a caucionar o negócio, ouve-se falar de esquecimentos, enganos, e agora da possibilidade de perjúrio.
Nada disto é admissível, e o Presidente tem de actuar. Para bem de todos!

8-

Proteccionismo
Dizem que é proteccionismo, que é intolerável, que numa Europa a 15, 27 ou 35, ou o número que chegar a ser, isso não se pode fazer e que terá de haver sanções graves se tal se chegar a verificar. Estas medidas, já motivaram até, reuniões de emergência a nível Europeu, para debater o assunto. Mas, o plano já está em execução. Não há nada a fazer.
Indiferente ao que dizem, o homem, Sarkosy, Presidente Francês, que é de direita, apoiado por um partido de direita, com pensamento de direita, tem atitudes que a mim mais me parecem de esquerda.
Nem a esquerda francesa se atreveria a chegar tão longe, em muitas das suas actuais medidas.
O que lhe importa é ver o seu país, a andar para a frente no meio desta crise mundial. O resto não lhe interessa muito.
Tem coragem este senhor!
Entre as várias medidas que recentemente tomou, a de apoio ao sector automóvel, com as contrapartidas que exigiu, é a meu ver, de louvar, e até de copiar em vários sectores da nossa actividade

Quem me dera que em Portugal, tivéssemos homens de visão, como este, a comandar-nos!

9-

Quem fala em campanhas sem côr?
Agência de dectetives que procurou Maddie, contrata advogado para queimar Gonçalo Amaral.

Esta é que poderá mesmo vir a ser considerada a Campanha Negra.
Uma verdadeira bomba neste domingo soalheiro.
Durante todo este tempo, houve alguém que nos andou a mentir. A mentir descaradamente. A nós todos. A todo o mundo.
A quem aproveitou a destruição de Gonçalo Amaral?
Maddie, Joana, que relação?

10-

Lá, como cá!

Venezuela / Portugal.
Lá, como cá, o homem venceu. Se convenceu ou não toda a população, logo se saberá. Se as eleições foram sérias, talvez nunca se saiba. Mas que de agora em diante ele pode concorrer sem limite de vezes à presidência, é já um facto.

Por cá, o homem também venceu, com percentagens diferentes, mas com abstencionismo também muito diferente. Se convenceu ou não os que não foram votar, logo se saberá. Que as eleições foram sérias, não tem dúvidas que se saibam. Mas que de agora em diante ele tem nova obrigação para com os seus pares, é já um facto.
Lá como cá, parece que vamos ter de aguentar com estes senhores durante muito tempo.


.

JM

.


sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

TERMINAL DE CRUZEIROS

.
VAI SER ASSIM O TERMINAL DE CRUZEIROS DE LEIXÕES

.















.
DEVERÁ FICAR PRONTO EM 2011

.

THE CRISIS OF CREDIT

.
UMA PEQUENA E SIMPLES HISTÓRIA DA CRISE

.

The Crisis of Credit Visualized from Jonathan Jarvis on Vimeo.

.
BEM CONSEGUIDO!

.

O TIO DO SOBRINHO

.
FOGE-LHE A BOCA PARA A VERDADE?

ENTREVISTA:

Jornalista - Acha que o seu sobrinho ainda pode ser constituído arguido?

Júlio Monteiro (o tio de Sócrates) - Poder, pode. Resta ver é se conseguem...


ISTO É CÁ DE UM GOZO, QUE NEM SEI!


.

JM

.

CARNAVAL EM TORRES VEDRAS

.
AI ESTE CARNAVAL COM E SEM CENSURA
.
Afinal a censura já não é o que era. Era e deixou de ser. O MP arrependeu-se e recuou com as medidas que tinha preconizado. Afinal andava tudo vesgo, desde a senhora que fez a denúncia até à senhora que fez a censura. Após olhar bem para as fotografias, a senhora da censura, achou que as meninas nuas até nem estariam tão nuas assim, e mesmo que estivessem e se visse tudo ao pormenor, estamos no Carnaval, e até nem faz mal.

.
JM
.

FREEPORTGATE - MAIS UM BOCADINHO DA NOVELA

.
CASO FREEPORT
.
Mais uns que foram ouvidos e outros que vão voltar a sê-lo.
O Tio do sobrinho, o sr Pedro, o sr Smith, este já lá está pela segunda vez, todos a serem ouvidos e a srª drª Cândida a confirmar que dois, sem dizer quais, já são arguidos. Nem diz sequer se é algum destes ou se serão outros. Mais tarde, lá se sabe que são o sr Pedro e o sr Smith, pela voz da advogada de ambos, Drª Paula Lourenço. soube-se entretanto da história de um fax que manuel Pedro mandou a José sócrates, que prova que, apesar de se dizer que se não conhecem, se conheciam na altura em que o sr Sócrates era Secretário de Estado adjunto do Ministro do Ambiente.
Dizem por aí as más línguas que o sr Smith, está a dar com a língua nos dentes!
O que iremos ainda saber?

.
JM
.

ISTO ESTÁ-SE A COMPÔR

.
BPP
Aos poucos as coisas vão-se compondo.
Desta vez, são seis os Administradores do BPP que são suspensos.
Já achava estranho que só o outro senhor é que estivesse com problemas, tantos que até foi malhar na pildra, preventivamente, e que mais ninguém tivesse alguma coisita a ver com os casos.
Continuo a achar estranho que não apareça mais ninguém para lhe fazer companhia, preventivamente. Mas, lá chegaremos, ou não!

.
JM
.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

A ESQUERDA MODERNA E A CENSURA

.
A CENSURA DE AGORA

.
Já não faltava mais nada, agora a censura vinda do Ministério Público chegou, e proíbe brincadeira de Carnaval, a propósito do computador Magalhães. E, veio cheia de pressa, não fosse alguém inteligente dar uma ordem contrária, como se fosse possível haver alguém assim por aqueles lados, pois deu poucas horas para acabar com a sátira.
E era tão só por causa de um simples autocolante com nus femininos.
Proibir nus no Carnaval?
O Carnaval de Torres Vedras, vê-se assim amputado na sua liberdade, e com ele, todo o nosso País.
É uma perfeita anedota, a juntar a tantas outras a que este governo nos habituou. Só que não dá vontade nenhuma de rir.
Será que não há ninguém que ponha cobro a isto e ponha pela borda fora estes senhores?

.
JM
.

A CRISE E OS AUTOMÓVEIS

.
PARALISAÇÕES

.
A Toyota em Ovar, a Autoeuropa em Palmela, a Mitsubishi em Abrantes, e a Renault em Aveiro, vão parar durante mais tempo, o que vai perfazer mais de dois meses durante o primeiro trimestre deste ano.
para além destas, muitas fábricas de componentes para a indústria automóvel têm sido obrigadas a parar.
Tudo devido à falta de encomendas, provocada pela crise mundial.
Quando vai parar esta situação?

.
JM
.

CAMPANHÃ

.
CAMPANHÃ - PORTO
.



.
JM
.

O TIO DO GRANDE LÍDER

.
DECLARAÇÕES, FREEPORT, BPN, ETC.

.
Isto está-se a compor. Aos poucos lá se vão encontrando relações entre uns casos e outros. O BPN e o BCP já apareceram à luz do dia. Só falta haver ligações ao Aeroporto do Deserto Jamais, ou a outras coisas mais longínquas.
O tio do sobrinho está convencido que não apanham o sobrinho em nada, e eu estou convencido que se o apanham é que vai ser o bom e o bonito.E aconselhável que isso não aconteça.
Para já há alguns arguidos, sejam eles quais forem, pois que estão no segredo da Procuradoria Geral da República, embora os nomes do tio do sobrinho, do sr Manuel Pedro e do sr Charles Smith, tenham vindo a ser muito falados.
Esperam-se mais desenvolvimentos.

.
JM
.

PENSAMENTOS REACCIONÁRIOS IV

.
O PRESIDENTE ESTÁ PREOCUPADO.
.
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, reconheceu estar muito preocupado com o desemprego entre os jovens, mas exortou os mais novos a não "baixarem os braços" perante as dificuldades.
"os jovens têm de acreditar nas suas capacidades" e "não podem desistir, nem baixar os braços perante a dificuldade de encontrar o primeiro emprego". "É um tempo difícil para encontrar o primeiro emprego, mas eles não podem deixar de se bater, nada de desânimos"


.
O Presidente da República sugeriu que o país não sucumba perante os números que apontam para uma contracção da economia em dois por cento no último trimestre de 2008 e que se olhe para a frente, pensando já em 2010.

.
.
O Presidente tem razão. Ao falar aos nossos jovens que ainda não arranjaram um emprego, é necessário dar-lhes algum alento.
Eu sei que o nosso Presidente não terá esquecido os outros, os que sendo jovens, ou menos jovens, ou de meia idade ou mesmo quase velhos, também estão agora desempregados. Uns de curta duração, mas outros, muitos, de longa e muito longa duração.
Também sei que o nosso Presidente, está muito preocupado com a capacidade que o governo nos governa tem para enfrentar a crise. É que, sabe-o ele muito melhor que nós, a crise, é muito mais profunda do que tem vindo a público.
Deus nos valha, já que mais ninguém sabe o que fazer para nos salvar.

.
(Também no blogue Clube dos Pensadores.)
.
.
JM
.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

GASOLINA - GASÓLEO

.
COMBUSTÍVEIS

.
Já quase ninguém fala nisto, mas a gasolina e o gasóleo têm continuado a aumentar. O preço do petróleo não tem subido, antes se tem mantido abaixo dos 50 dólares.
Desta vez, a gasolina aumentou e o gasóleo desceu, a acompanhar o que nos mercados internacionais tem acontecido. Neles, o preço da gasolina tem sofrido uma ligeira alta, enquanto o preço do gasóleo tem descido.

.
JM
.

NÃO, AO PACTO DE REGIME.

.
SÓCRATES NÃO ACEITA PACTO
.
O nosso Primeiro não aceita um pacto regime com o PSD.
O nosso Primeiro entende que as concepções ao nível do investimento público são muito diferentes das do PSD.
O nosso Primeiro acha que estas são razões mais do que suficientes para a sua não aceitação.
A culpa não é de ninguém, a culpa é do investimento público.
De qualquer forma, digo eu, pactos de regime com o PS, provavelmente ninguém quereria, que eles são demasiadamente arrogantes e não são de fiar.
Mas no meio de tudo isto, no meio desta crise mundial, e mais importante, no meio desta crise nacional, quem se trama de todas as maneiras e feitios, com os dois principais partidos a remar um para cada lado, não são os dirigentes que nos governam e os dos partidos que nos querem governar, nem a maioria dos empresários, são tão somente os portugueses, os trabalhadores com e sem emprego de Portugal.

.
JM
.

JSD CONTRA-ATACA

.
CONTRA-ATAQUE

Após o triste espectáculo que o nosso Primeiro deu sobre um cartaz que foi colocado em Almada, vitimizando-se, a JSD, contra-atacou desta maneira:

.


.
Pois, até nem foi difícil rebater o incómodo socialista!

.

Lei e Ordem: Os zigue-zagues de Marcelo.

.
Encontrei este "post" por acaso e achei de interesse mostrá-lo:

Lei e Ordem: Os zigue-zagues de Marcelo.

.

HOMOSSEXUALIDADE NÃO É NORMAL?

.
HOMOSSEXUALIDADE, COISA NORMAL?

.
Não passou a existir agora. A homossexualidade sempre existiu e já foi acarinhada - na antiguidade - e elevada a um alto estatuto. Depois foi definhando e acabou como doença e anormalidade.
Hoje, o forte lobby homossexual quer reelevá-la à categoria suprema, assumindo na sua diferença a igualdade no casamento. Para tal tem sido ajudado pelo grande líder do partido socialista, que querendo tirar o protagonismo à sua esquerda, em particular ao bloco de esquerda, fez desta discussão uma das suas bandeiras. Só e totalmente uma questão política, apesar das más línguas.
As posições vão-se extremando, viu-se no - mais um - infeliz programa prós-e-contras da última segunda-feira, e já só falta andarem ao sopapo. Claro que não ajuda em nada a posição oficial da Igreja, agora manifestada pelo Cardeal D. José Saraiva Martins. E o comentário acerca da incapacidade de um casal homossexual conseguir providenciar a boa formação de uma criança, é um erro. Bastaria olhar para uma parte muito significativa dos casais heterossexuais, e para o que eles conseguem fazer, no que diz respeito a essa situação, para não falar de outras.
Para tudo seria necessária calma, poderação e cedência de parte a parte, coisa que não existe.
De qualquer modo, o povo vai, mais cedo ou mais tarde, ser chamado a opinar, e com a Igreja unida na defesa do não ao casamento gay, só mesmo nas cidades do litoral e no sul, a pretenção do sr Sócrates, não vai ter um chumbo anunciado.


.
(Também no blogue Clube dos Pensadores, onde poderá ler comentários)

.
JM
.

A TIA

.

COMO SE FORA UM CONTO

.

A TIA!

.

Ter tios e tias, qualquer um tem, ter tios e tias como se fossem pais, é a sorte suprema, de que poucos se podem gabar hoje em dia!

.

A tia, simplesmente tia, é uma das irmãs do meu pai. A Matriarca da família.

Havia outras, e outras ainda que não sendo irmãs eram igualmente tias. Para mim, havia a tia A, a outra tia A, a tia E, a tia H, a tia L e ainda outra que nunca conheci. Todas elas com nome, excepto esta tia. A Tia!

De todas, é a única que felizmente ainda anda por cá. Por isso, agora, é na verdade a tia. A minha tia. Minha e também de todos os outros sobrinhos que tem, e para quem é também e simplesmente, a Tia!

Pois a minha tia, a única que ainda tenho, sempre foi uma segunda mãe para todos os sobrinhos. Mesmo, e em especial, para uns quantos idiotas, que agora a ignoram e lhe viram a cara se por ela passarem na rua. O quanto a senhora deverá sofrer, quanta tristeza sentirá, de cada vez que se confrontar com essa situação, ou mesmo de cada vez que pensar nela.

A minha tia casou tarde. Por essa razão a possibilidade de ter filhos próprios foi nula, e os sobrinhos que já assim eram, passaram a ser, ainda mais filhos.

A casa em que sempre habitou até alguns anos atrás, era a casa de todos, sem distinções e sem perguntas. Sobrinhos, sobrinhas, mulheres e maridos destes e destas, filhos dos sobrinhos e o mais que pudesse ser, entravam pela casa dentro como se fora a própria, sem pedir licença, bastando só beijar aquando da chegada e dizer, cheguei, cá estou! Havia sempre comida, bebida, um ou outro mimo, dependendo qual fosse o sobrinho a que fosse dirigido (o meu mimo era o estrelar quase imediato, pela senhora Margarida, de dois ovos), e boa disposição.

Para se imaginar o quanto a minha tia tinha de apreço pelos sobrinhos, um dia comprou um apartamento numa cidade soalheira e de temperatura amena todo o ano, para fugir das agruras do frio invernal do planalto onde vivia. Sendo na altura já casada, em conjunto com o meu tio, decidiram que durante os meses de estio, a casa serviria para que os sobrinhos pudessem beneficiar dela. Quase quatro meses destinados à sobrinhada.

Como disse, casou tarde. Decisão repentina e que apanhou toda a família desprevenida. Em muito poucas semanas passou a ser uma jovem casada e feliz. O marido, olhado de soslaio durante algum tempo por todos, mostrou-se em pouco tempo, um homem digno da minha tia, correcto, honesto e boa pessoa, apesar do seu feitio duro e difícil. Mas, quem não tem coisas no seu?

A partir dessa altura, a tia, que sempre foi singular para todos nós, passou a plural. Passaram a ser designados por “os tios”. Sem nomes! Também ele, o agora tio, era como ela, sem nome. Simplesmente Tio! Para mim, havia o tio A, o tio M, o outro tio M, o tio S, o tio R, e ainda outro que nunca conheci, todos com nomes, e agora tinha passado também a haver “o tio”.

Os tios, não passaram a ter atitude diferente da que tinha a tia. Nada mudou!

Os anos foram passando e os tios lá vão estando na sombra, olhando por nós na medida do que lhes é possível. Sem interferir em nada. Estando lá, simplesmente.

Podemos estar meses sem aparecer, como é o meu caso, sem falar nem nada, podemos virar-lhes as costas como é o caso de alguns idiotas, podemos estar lá sempre metidos ou convidá-los para nossa casa com assiduidade.

Eles estão lá! Como se tivéssemos falado com eles no dia anterior.

Como sobrinho não serei bom. Serei até mau aos olhos de muita gente. Mas os meus tios têm sobrinhos bons, que eu sei. De qualquer modo, sou assim, sinto em silêncio, escondido. Só vou, se chamado - não procurando reconhecimento ou palavras bonitas - ou se souber que precisam de mim. Mas para os tios, isso não tem importância, porque não deixei de ser sobrinho, quase filho, do mesmo modo que todos os outros sobrinhos são quase filhos, mesmo os idiotas.

.

São assim os meus tios. São assim os tios como deve ser. À moda antiga, à moda das famílias tradicionais. Tios a sério, à moda das boas pessoas.

Todos nós temos ou tivemos em algum momento, tios e tias. Os sortudos como eu, têm ou tiveram tios assim. Tios que se importam, tios/pais. Mas eu sei que há poucos. Eu sei que a maioria não é assim. Eu sei que poucos tiveram esta dose de felicidade.

Um dia, se esta tia se vai, deixo de ter tias. Passo a ter só tios. Um com nome e outro sem ele. De qualquer forma não haverá mais quem, de longe, olhe por nós. A não ser esta, lá de cima.

Bem que eu gostaria de poder pensar que, num futuro qualquer, os meus sobrinhos pudessem pensar em mim, da mesma forma que eu penso na minha tia.



.

(in O Primeiro de Janeiro, 18-02-2009)


.

JM

.


PENSAMENTOS REACCIONÁRIOS VII

.
DIAS LOUREIRO MENTIU?

.
Se mentiu na AR, é crime. Se mentiu deveria demitir-se de Conselheiro de Estado.
Mentira, verdade, ou tão só lapso de memória?
De uma forma ou de outra, os Partidos pensam em chamar de novo o homem a nova comissão de inquérito, embora achem que precisam de recolher mais informações.
Enquanto isso, o PR, nada mais diz do que já disse sobre o assunto.
É no entanto estranho que Dias Loureiro se tenha tornado numa pessoa tão esquecida e tão distraída.
Se fosse, como se diz que é, um homem de honra, sério, honesto e sem nada que se lhe possa apontar, por uma questão de decência, pelo menos, já se deveria ter demitido de Conselheiro de Estado, deixando assim de colocar o PR numa situação embaraçosa.

.
(in Jornal de Notícias, Blogues/cartas, pag 33, 17-02-2009)

.
JM
.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A LINHA DO TUA

.
AINDA A LINHA DO TUA

.
Ainda é necessário que o tribunal constitucional dê luz verde, mas já se pensa que se pode fazer um referendo local, a par com as eleições Europeias, sobre a manutenção da linha ferroviária do Tua.
Esta proposta foi votada favoravelmente na Assembleia Municipal de Mirandela por 57 deputados, e propõe também o referendo nos cinco Concelhos servidos pela linha.
Claro que os deputados socialistas votaram contra o referendo.
Porque terá sido?

.
JM
.

PREC DE SEGUNDA GERAÇÃO

.
PREC DE SEGUNDA GERAÇÃO
.
Segundo as últimas notícias, voltamos ao tempo do PREC:
- Os ricos que paguem a crise!
.
Eu gostava de saber identificar os ricos. O nosso Primeiro, sabe!
.
Os pobres, eu sei identificar, quer-se dizer, mais ou menos!
Vejo-os pelas roupas de feira, vejo-os pelos perfumes baratos, vejo-os pela maneira de falar, vejo-os pelas mãos de trabalho não arranjadas, vejo-os pelos filhos ranhosos, vejo-os pelas bichas de autocarro, ou pelas esperas dos hospitais ou dos Centros de Saúde, vejo-os nas aldeias abandonadas e desertas ou em bairros sociais, e mais ainda num rosário de situações.
Quanto aos ricos, vejo-os pelas roupas iguais às roupas de feira, vejo-os pelos perfumes caros (que só identifico porque não me magoam a pituitária), vejo-os pela maneira fina de falar, vejo-os pelas mãos arranjadas, pelos filhos bonitos e bem vestidos, vejo-os pelas bichas de trânsito em bons carros, e nas esperas de consultórios médicos ou pela entrada pela porta do cavalo nos hospitais, vejo-os em casas boas na cidade ou na aldeia ou no meio de um grande cercado num monte, e mais, num rosário de situações.
Mas depois, há para aí umas coisitas que me confundem.
Os pobres que eu vejo, também têm carros bons, e casas boas, que compraram a prestações ao banco, também têm roupas de marca que compraram contrafeitas na feira ou na loja do centro comercial à custa do cartão de crédito, também falam mais ou menos polidamente, também arranjam as mãos por terem trabalho de secretária, também vestem bem os filhos, também vão a médicos particulares por terem seguros de saúde, e mais num rosário de situações.
Quanto aos ricos, também compram casas e carros a prestações ou em leasing, também usam os transportes públicos, também compram com cartão de crédito, também dizem asneiradas e falam pouco polidamente, também têm seguros de saúde, e mais, num também rosário de situações.
Por aqui, fico baralhado, pois eles confundem-se, misturam-se e são feitos da mesma massa.
Depois há pobres que ganham milhares de euros ilicitamente e não o sabem gastar, e ricos que tudo o que ganham é para as despesas de saber viver razoavelmente bem. Há pobres com bons carros novos e ricos com maus carros velhos.
Como descobrir então os ricos dos pobres? Pelo que declaram? Há pobres a ganhar muito mais sem declarar que ricos que tudo declaram. Há ricos que declaram como pobres e pobres que pelo que declaram quase parecem ricos.
Hoje já não há classe média. Só pobres e ricos. E muita riqueza e muita pobreza escondidas.
Se os ricos (famílias, claro) são os que declaram mais de 50 000 euros anuais, bem, são para aí uns 250 000. Se forem os que declaram mais de 60 000 euros, não devem ser mais de 40 000, se forem tantos! Se calhar só estes é que podem ser declarados ricos!
Então, se a estes ricos tirarmos todas as deduções a que têm direito, se calhar o governo poupará talvez pouco mais de 3o milhões de euros, que a dividir pelos outros 4 milhões de famílias, não dá muito a cada uma.
Assim não dá, temos de alargar o conceito de ricos.
Vamos para os 250 000, assim como assim, já ganham muito dinheiro. Mas não se pode acabar com todos os benefícios fiscais, só alguns. Por exemplo despesas com a casa e com a educação. Assim fica tudo na mesma, a poupança do governo ficará também em pouco mais de 30 milhões de euros.
Que fazer então? Acabar com mais benefícios ou mesmo com todos, ou alargar o conceito de rico?
Parece-me que só com a visão do governo liderado pelo sr Sócrates, que não tem dúvidas sobre o que é ser-se um rico, há possibilidade de a maioria das famílias Portuguesas que ganham pouco, ganharem alguma coisa que se veja, com a ajuda forçada dos chamados ricos, que ganham muito.
De outra forma ninguém lá vai!
.
Quem me dera ser como o nosso Primeiro, e saber tudo, ou pelo menos, saber destas coisas.

.

(In O Primeiro de Janeiro, 17-02-2009)
.

.
JM
.