quarta-feira, 31 de agosto de 2022

DE MANHÃ, FUI AOS FIGOS

 


DE MANHÃ, EU FUI AOS FIGOS!

 

 

De manhã eu fui aos figos!

Ainda não tinham batido as oito e meia e já eu lá estava, na minha Leira, à beirinha da mais apetitosa das minhas figueiras. Sim, figueiras, plural, tenho quatro já adultas, mas dessas só duas me enchem o olho e o palato, e mais três ainda imberbes.

Das que me enchem e saciam, uma, dá figos verdes, relativamente pequenos, pingo de mel, mas ainda não estão maduros, e a outra, figos roxos e grandes, às vezes enormes e extremamente saborosos. Foi destes que fui colher.

Levei um baldinho, do tamanho do que os putos levam para a praia, ou um pouco maior, e …,

um para o balde…, outro para o balde…, um para a boca. Mais dois ou três para o balde…, e outro para a boca. Parei quando me senti saciado, ao quinto ou sexto figo, do tamanho de um punho, já a marinar na minha barriga, e o sabor ainda forte na minha boca.

Esta maneira de os apanhar fez-me lembrar, com alguma nostalgia, um sogro que em tempos tive, a quem, nas férias de Verão, no Porto Santo, eu acompanhava, ainda a manhã dormitava, na apanha de figos para toda a gente, quando toda a gente da casa resolvesse ir tomar o pequeno-almoço.

Figos apanhados, fui ver as espigas de milho, colhidas há dois ou três dias, este ano de qualidade pouco mais que medíocre, e fui ver a vinha já quase pronta para a vindima e que está um regalo para os olhos.

E depois entretive-me a apanhar pimentos de várias espécies, cores e tamanhos, tomates e umas folhas de couve-galega, que junto com as cebolas e as batatas e a abóbora, já apartadas, e outros vegetais que até nem sei, iriam ajudar a fazer uma sopa de estalo.

E ajudaram.

Agora, saciado, entretenho-me a contar-vos esta pequena aventura, antes que a moleza se apodere de mim.

 

 

1 comentário:

  1. Que giro! Faz-me lembrar a minha mãe, que andava sempre com um canivete no bolso para os poder apanhar e descascar. Ela adorava os figos do campo!

    ResponderEliminar