quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

FRIO DRAMÁTICO

.
QUE DRAMA, ESTÁ FRIO!
.

Brrrrr … Que frio!
.

Mais um drama se abateu sobre os cidadãos portugueses. Já não bastava a recessão que afinal até já existe, veio agora o frio.
Nestes dias, a temperatura desceu. Os termómetros marcam valores abaixo de zero em alguns locais do país.
Portugal tirita de frio.
As rádios e as televisões desdobram-se em reportagens e entrevistas com os habitantes de Bragança, de Chaves, da Guarda ou da Covilhã. Vão à procura de saber como se sobrevive a tamanha calamidade. Em todo o lado as respostas são as mesmas. Não há grandes variações. – olhe menina, pomos mais uma camisola, acendemos a lareira e já está. De manhã vamos à janela e se está mais fresquito, agasalhámo-nos melhorzinho. A vida é assim, sabe?!
Não é propriamente isso que os repórteres procuram. Então e as dificuldades, então e as tristezas, então e a falta das notícias dos nossos protectores, lá nas aldeias perdidas do interior? Como sabem o que fazer? Não sentem falta de apoio da governação? De quem é a culpa deste estado de coisas?
Na realidade pensam (?) as cabeças pensantes deste nosso país, que nunca houve frio, nunca as temperaturas descendam a valores negativos, e que ninguém sabe cuidar de si. Para tal, arranjaram uma instituição que nos ensina, avisa e protege, a ANPC (Autoridade Nacional de Protecção Civil).
Esta autoridade, tem por principal desígnio chamar-nos de parvos, tolos e ignorantes. Inventaram umas cores e lá nos vão chapando com elas de cada vez que acham que nós não somos capazes de pensar no que fazer. Ensinam-nos que quando está frio nos temos que agasalhar, quando chove e venta temos que usar guarda-chuva e abrigarmo-nos, quando o mar está alterado devemos ter cuidado e não ir-mos para o mar para pescar ou recrear, e até mesmo, que se estiver gelo na estrada devemos andar com cuidado e mais devagar. Isto no inverno, que no verão é a mesma coisa com o calor. Para além de muitas outras coisas de algum valor e utilidade. E, para que não nos esqueçamos que ela existe, lá vão diariamente fazendo comunicados em cima de comunicados, dando cores amarela, laranja e vermelha, às diversas situações que se vão apresentando.
Não sei se por sugestão desta Autoridade, a partir deste ano, as casas novas para além da licença de habitabilidade, têm também de ter um certificado de desempenho energético de edifícios e qualidade do ar interior, para que se tenha a certeza que o calorzinho dos aquecedores e lareiras não se vai pelas frinchas das janelas e portas, e que o ar que respiramos é sempre da melhor qualidade. Sem ele não se pode viver por lá. Até nem é mal pensado!
Que seria de nós, pobres desgraçados, sem a ANPC e todas estas protecções?

.


One year in 40 seconds from Eirik Solheim on Vimeo.

.


.
.
JM
.

1 comentário:

  1. Há realmente cada vez mais "Autoridades Nacionais" que pensam que nos podem tratar a todos como imbecis.
    Não compreendem que, dessa forma, são eles que revelam uma total inconsciência do mundo.

    ResponderEliminar