terça-feira, 20 de janeiro de 2009

TERÇA-FEIRA, 20 DE JANEIRO DE 2009

.
OBAMA, O NOSSO SALVADOR!(?)
.
.
É hoje, lá mais para a tarde que Obama toma posse.
Seja o que for que o 44º Presidente dos EUA venha a fazer, vai defraudar por certo muitas das expectativas geradas à sua volta. Mais cedo ou mais tarde vai tocar em interesses de um ou de outro, vai ser mais lento ou mais lesto do que seria previsível ou expectável, vai encontrar resistências à sua actuação, ou simplesmente vai ser um presidente que actua de acordo com as suas ideias e não com as dos outros.
De Obama, espera-se, por todo o mundo, que acabe com a guerra, que acabe com a crise económica, que castigue os maus e premeie os bons. De Obama, espera-se que seja o presidente de todos os povos do mundo. Mas não vai ser assim.
Obama vai ser o presidente dos americanos, vai defender o seu povo acima de todas as coisas, contra tudo e contra todos.
Que este novo presidente cuja eleição é hoje, queira acabar com a guerra e defenda os direitos humanos, e que queira acabar com a crise económica e tudo o mais que toda as pessoas de bem por esse mundo fora querem, eu acredito, mas tenho dificuldade em aceitar, que seja quem for, ele ou outro, seja capaz de agradar a gregos e a troianos. Pela frente tem o Iraque, Israel, o terrorismo, a crise económica, Guantanamo, o petróleo, e um mundo enorme de problemas complexos para tratar.
De qualquer modo, hoje é um dia histórico para a história do país mais poderoso do mundo. Foi eleito o primeiro presidente negro de sempre nesse país, e isso só por si é já uma enorme mudança e uma grande victória.
Obama está já a mudar o mundo, quanto mais não seja pela esperança que se instalou por todo o lado, mas atenção, só agora é que tudo vai começar.
Só foi feita ainda a parte fácil, daqui para a frente é que se vai ver!

.
JM
.

Sem comentários:

Enviar um comentário