sábado, 27 de setembro de 2008

PAUL NEWMAN MORREU

.

Morreu Paul Newman

O actor norte-americano Paul Newman, protagonista de filmes inesquecíveis como "Dois homens e um Destino", morreu hoje aos 83 anos devido a um cancro no pulmão.
Em Junho p.p., tinha vindo a notícia de que Newman, que tinha sido um ávido fumante, estava com cancro.
Nos últimos anos de vida, Newman dedicava-se a trabalho filantrópico e doou 250 milhões de dólares a diversos projetos no mundo todo.
Grande parte desse dinheiro tinha sido obtido com uma empresa de alimentação, a Newman's Own.
No entanto, a faceta de empresário de sucesso é só um detalhe numa vida que esteve marcada pela interpretação, pela direcção e pelos marcantes olhos azuis que transformaram Newman numa das maiores estrelas de cinema do século XX.
O actor nasceu em 26 de janeiro de 1925, em Ohio (EUA), de pai judeu e mãe eslovaca.
Serviu na Marinha durante a Segunda Guerra Mundial como operador de rádio e, no regresso, estudou interpretação em New Haven e Nova York.
Newman estreou-se na Broadway e dos palcos foi para o cinema, onde, em 1956, ao interpretar o papel do boxer Rocky Graziano , fez com que todas as atenções se voltassem para ele.
Dirigiu "Rachel, Rachel" (1968), que foi indicado para o Oscar de Melhor Filme, e "O Preço da Solidão" (1972), entre outros filmes. Também recebeu um Oscar para o melhor actor em "A Cor do Dinheiro" (1986).
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário