sábado, 17 de outubro de 2009

O TEATRO SÁ DA BANDEIRA

.
O TEATRO VAI SER HOTEL?
.
.
.
O Teatro Sá da Bandeira, a sala de espectáculos mais antiga de Portugal (a inauguração remonta a 1877) está à venda há mais de cinco anos e ninguém o tem querido. O preço, dizem, tem sido impeditivo para a sua venda.
Até que agora apareceu um interessado. Não na sala de espectáculos, mas no edifício, e, ao que parece, quer transformá-lo num hotel.
O PDM do Porto, diz que defende os imóveis de interesse municipal, pelo que a transformação do teatro em hotel, estaria prejudicada por estar protegido por lei.
O Teatro, que de vez em quando ainda abre as portas ao público, terá de ser preservado enquanto tal. Não há por aí nenhum movimento de cidadãos que, a exemplo de outros casos (por exemplo o Coliseu do Porto), obrigue o Teatro Sá da Bandeira a não desaparecer?
Mas, outros assim estiveram (protegidos pela lei e esquecidos dos cidadãos do Porto), e vão a caminho de hotéis de 2 ou 3 estrelas (Cine-teatro Águia D'ouro), pelo que a protecção feita pela lei, pode vir a seu dada como nula, por superiores interesses económicos dos proprietários, e por ninguém querer fazer seja o que for pela sua reabilitação.

.
JM
.

Sem comentários:

Enviar um comentário